Constatação é de estudo realizado com 200 profissionais de TI de órgãos públicos dos EUA. Levantamento foi encomendado pela SAP.
Da Redação
06 de março de 2013 – 15h45
A adoção de ferramentas de Big Data para análise de informações em tempo real pode reduzir em até 10% ao ano os custos de governo e melhorar os serviços públicos, especialmente nas áreas da saúde e segurança pública.
A constatação é de um levantamento realizado pela TechAmerica Foundation encomendado pela SAP. O relatório envolveu 200 profissionais de TI que atuam em órgãos de governo estadual e federal dos Estados Unidos.
Entre os participantes do levantamento, 83% acreditam que as soluções de Big Data têm potencial para cortar custos em pelo menos 10%, ou o equivalente a 380 bilhões de dólares ao ano.
Os gestores de TI afirmam que a análise de dados com inteligência pode detectar, por exemplo, pagamentos impróprios na área de saúde antes que eles ocorram.
De acordo com 87% dos funcionários federais de TI e 75% dos gestores estaduais, o uso do Big Data em tempo real salvará vidas. Eles citam o exemplo de médicos que podem agregar informações sobre resultados na área de saúde para revelar padrões de tratamentos mais eficazes e detecção de surtos de doenças.
Uma parcela de 75% dos entrevistados considera os benefícios práticos do Big Data na medicina e na segurança pública importantes. Departamentos de polícia podem usar a ferramenta para desenvolver modelos de previsão sobre quando e onde os crimes podem ocorrer, ajudando a reduzir índices de criminalidade em locais específicos.